sábado, março 03, 2007

CITANDO ALFRED HITCHCOCK


Hitchcock sempre soube jogar com as palavras. Usá-las e manipulá-las para expressão das suas ironias mas também para identificação da sua pessoa e do seu trabalho.

Um compêndio de citações dispersas não serve para muito. Mas repare-se bem como das seguintes frases e expressões suas, proferidas verbalmente ou por escrito, podemos aceder a uma imagem directa e sintomática daquilo que ele foi como homem e como cineasta.

Esta listagem de citações está arrumada segundo 9 tópicos dominantes. Procurei na selecção e ordenação empreendidas, não me tornar demasiado repetitivo face a outros textos do blog.

A tradução para português é pertinente e tem sentido. Procurei na conversão para a língua portuguesa respeitar o teor irónico e inspirado das palavras originais. Último apontamento: A temática da comida parece-me por si mesma justificar um comentário desenvolvido.

SOBRE OS FILMES
  • «Um bom filme é aquele que merece o preço do jantar, o bilhete de entrada e o serviço da babysitter.»
  • «Drama é a vida sem as partes aborrecidas.»
  • «Em filmes de ficção, o realizador é Deus; em documentários, Deus é o realizador.»
  • «A duração de um filme deve estar directamente relacionada com a capacidade de resistência da bexiga humana.»
  • «Auto-plágio é estilo.»

FACE AO PÚBLICO

  • «Fazer a audiência sofrer sempre o máximo possível»
  • «Dar-lhes prazer - o mesmo prazer que sentem quando acordam de um pesadelo»
  • «Devo proporcionar ao público choques benéficos.»
  • «Entendo que devo trabalhar primeiramente para as audiências.»
  • «As emoções são universais e a arte é emoção. Por conseguinte, para mim, a principal função de um filme é ter efeito sobre o público.»

EM RELAÇÃO AOS ACTORES

  • «Disney tem o melhor casting. Se não gosta de um actor, ele simplesmente rasga-o.»
  • «Quando um actor vem ter comigo e quer discutir o seu personagem, eu digo: "Está no script." Se ele diz: "Mas qual é a minha motivação?», eu digo: "O seu salário.»
  • «Nunca disse que os actores são gado. O que disse foi que todos os actores devem ser tratados como gado.»
  • «... falo de senhoras respeitáveis, não de actrizes.»

SOBRE O SEU CINEMA

  • «Não há terror no bang, só na antecipação dele.»
  • «O Diálogo deve ser simplesmente um som entre outros sons, algo que vem da boca de pessoas cujos olhos contam a história em termos visuais.»
  • «A fórmula para se fazer um filme está em encontrar um problema único que seja suficientemente mobilizador para prender a atenção das pessoas que assistem ao desenrolar da história, mas esse problema não deverá ser tão complexo que exija uma concentração desconfortável.»
  • «Se é um bom filme, o som podia ser tirado e o público ter ainda assim uma ideia perfeitamente clara do que se está a passar.»
  • «O mistério é mistificador; é uma coisa intelectual. O suspense é uma coisa emocional.»

SOBRE A SUA PESSOA

  • «Assusto-me facilmente. Aqui está uma lista dos meus produtores de adrenalina: 1) crianças pequenas, 2) polícias, 3) locais altos, 4) o receio de que o meu próximo filme não seja tão bom como o último.»
  • «Estou cheio de medos e faço o melhor para evitar dificuldades e qualquer tipo de complicações. Gosto que tudo à minha volta seja claro como cristal e completamente sereno.»
  • «Eu não sou contra a polícia; simplesmente tenho medo dela.»
  • «A minha mulher cozinha todas as noites e eu ajudo-a a lavar a loiça.»
  • «Apesar de todas as minhas fúrias e irritações, sou bastante sensível e cobarde.»
  • «Eu diria que qualquer homem que dê ao seu cão o nome de Philip of Magnesia, como eu dei, é de convivência difícil.»
  • «A única forma de me livrar dos meus medos é fazendo filmes sobre eles.»
  • «O meu filme mais interessante é sempre o próximo.»
  • «Até o sexo é embaraçoso para uma pessoa com o aspecto que eu tenho. Não há lâmpadas suficientes que se possam desligar.»

SOBRE A TELEVISÃO

  • «Ver um assassinato na televisão pode ser uma boa terapia. Pode ajudar a pessoa a trabalhar a sua agressividade. E no caso de não ter nenhum objecto para a sua hostilidade, os anúncios podem oferecê-lo.»
  • «A Televisão trouxe o assassinato à casa das pessoas - que é onde pertence.»
  • «A Televisão tem feito muito pela Psiquiatria, ao difundir informação sobre ela; e ao contribuir para a necessidade dela.»
  • «A Televisão é como uma tostadeira americana. Carrega-se num botão e salta sempre a mesma coisa.»
  • «A Televisão é como a invenção das canalizações internas. Não mudou os hábitos das pessoas. Simplesmente as mantém dentro de casa.»

SOBRE A VIDA

  • «Quando Deus mantém o futuro oculto, está dizendo que as coisas seriam muito aborrecidas sem suspense.»
  • «A normalidade está a tornar-se tão anormal, por estes dias!»
  • «A realidade pode ser mais terrível do que qualquer coisa que sejamos capazes de imaginar.»

SOBRE O CRIME

  • «Nos filmes [em geral], os assassínios são muito limpos. Quero mostrar como é difícil, e quanta confusão gera, matar um homem.»
  • «Como focou visto no écran [em "Chamada para a Morte"], a melhor forma de o fazer é com uma tesoura.»
  • «Não há nada tão bom como um enterro no mar. É simples, organizado e não muito incriminatório.»
  • «Alguns dos nossos mais refinados assassínios têm sido domésticos, desempenhados com ternura em locais caseiros e simples como a mesa da cozinha.»
  • «Alguém me disse que, a cada minuto que passa, um assassinato acontece. Por isso não quero que percam o vosso tempo, sei que têm de voltar ao trabalho.»
  • «Sempre considerei interessante que se matasse consoante os instrumentos de trabalho da profissão que se exerce.»
  • «... [um estádio é um ] lugar perfeito para um crime! Um crime num campo de basebol. Um dos jogadores é abatido a tiro e temos sessenta mil suspeitos.»

SOBRE A COMIDA

  • «Sou daquelas pessoas que come uma azeitona e engorda cinco quilos.»
  • «Um ovo é uma coisa enigmática. Nunca comi um ovo na minha vida.»
  • «Para mim, o Cinema não é uma parcela de vida mas uma fatia de bolo.»


Sem comentários: